segunda-feira, 19 de maio de 2014

Retorno - O que é Diabetes??

Olá pessoal! 
Quanto tempo não venho aqui... Confesso que deixei o blog de lado, mas por mil motivos que não convém eu desabafar aqui. E nesse tempo que me afastei, passei a me interessar muito mais pela minha companheira de vida, a Diabetes.

Entrei em grupos do Facebook, conheci outros blogs, que abordam o mesmo assunto, e sites com muitas notícias e informações sobre essa doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo.

Então, vamos conhecer o que é a diabetes?! 

De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. 

Não entendeu?? Eu entendo que termos médicos são bem chatinhos, e ao invés de explicar, acabam complicando... Eu conheci um site sobre diabetes bem bacana, o Diabeticool, que explica do jeito que nós entendemos. 

É o seguinte: nosso corpo precisa de energia para funcionar. Essa energia é fornecida pelos açúcares que comemos. Esses açúcares não são somente os doces e o açúcar propriamente dito que comemos, são os carboidratos em geral, encontrados geralmente na maioria de pães, massas, tubérculos entre outros muitos tipos de alimentos. Após cada refeição, os açúcares são digeridos e caem na corrente sanguínea. A partir daí, o sangue passa a distribuí-los por todo o organismo. Dá para imaginar que o esquema funciona assim: seu músculo do braço, por exemplo, precisa de energia para se movimentar; então, as células musculares captam os açúcares do sangue ao redor, se “alimentam” e podem, daí, funcionar. 

Bem, seria ótimo se as coisas fossem tão simples… Acontece que o açúcar no sangue não consegue passar diretamente para as células “esfomeadas” do nosso organismo. Para que os açúcares consigam penetrar nas células “esfomeadas”, é fundamental a presença de uma substância chamada insulina. A insulina é como um garçom, que “serve” os açúcares do sangue para as células que precisam de energia. 

Normalmente, o corpo produz quantidades suficientes de insulina. Dessa forma, o açúcar da corrente sanguínea consegue ir para as células do corpo todo que precisam de energia. Mas devido a diversos fatores, às vezes o corpo não produz insulina o suficiente para captar essa energia, esse açúcar. Daí o sangue fica cheio de açúcar, e o corpo não consegue utilizá-lo. Ou pode acontecer também uma certa intolerância à insulina que o próprio corpo produz. Daí as taxas de glicose no sangue aumentam, e a diabete aparece!!

Esse é só um recomeço... Ainda não sei se continuo... Mas já é um local a mais com informações úteis!

Uma beijoca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Fico feliz que você tenha conhecido meu blog. E espero que tenha gostado!! Volte sempre!! Beijoca da Karoll!