quarta-feira, 24 de abril de 2013

Um pouquinho sobre diabetes

Olá pessoal!
Tudo bem?
Hoje eu quero falar um pouco do meu companheiro, que está comigo há 13 anos, e não me esqueço nunca dele, o diabetes! E como quero sempre colocar alguma coisinha sobre esse assunto, resolvi começar explicando o que é!

O Diabetes Mellitus, como muitos sabem, é uma doença do metabolismo causada pela falta ou pela má absorção de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas. A função da insulina é quebrar as moléculas de glicose, transformando-as em energia. A ausência da insulina interfere na queima do açúcar, o que provoca o diabetes. Existem tipos diferentes de diabetes, que eu listo a seguir:


Diabetes tipo 1 – o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A instalação da doença ocorre mais na infância e adolescência e exige a aplicação de injeções diárias de insulina. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. 


"É o meu caso, descobri com 14 anos, e faço o uso de uma bomba de infusão de insulina, que vou falar em um outro post!"


Diabetes tipo 2 – as células são resistentes à ação da insulina. A doença, que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.


Diabetes gestacional – ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe, porém essa não é uma regra. Não se conhece a causa exata. Pode ou não persistir após o parto.


Outros tipos de diabetes: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).


Existe também um outro tipo de diabetes, que eu nunca tinha ouvido falar, até semana passada no consultório do meu endocrinologista: o diabetes tipo LADA. O que é? O nome LADA vem da abreviação, em inglês, de “Latent Autoimune Diabetes's Adult” , que quer dizer "Diabetes Auto-Imune Latente do Adulto". Esse tipo é menos conhecido e atinge cerca de 8 a 10% da população, e seu diagnóstico requer um exame específico,  a dosagem do anticorpo anti-GAD (antidescarboxilase do ácido glutâmico) e o acompanhamento médico é o mesmo recomendado para os demais pacientes diabéticos.


Como o diabetes é uma coisa presente na minha vida, pretendo postar informações e dicas sobre isso. No próximo post com esse assunto vou falar de como ela apareceu na minha vida e como convivo com ela!


E aí, o que acharam? 


Até a próxima!!

Beijocas da Karoll!

Um comentário:

  1. Mto legal o post Karoll!!!
    Informação é tudo e é mto importante sabermos sobre diabetes.
    Bjos!!

    ResponderExcluir

Oi! Fico feliz que você tenha conhecido meu blog. E espero que tenha gostado!! Volte sempre!! Beijoca da Karoll!